quarta-feira, 28 de março de 2012

Campanha Rede BANDEIRANTES - Não foi Acidente!

A Rede Bandeirantes de Comunicação iniciou na última segunda-feira, 26/03, uma grande Campanha para tornar a lei de trânsito mais severa para quem for flagrado alcoolizado na condução de veículos. Durante toda essa semana,  reportagens estarão sendo veiculadas mostrando a realidade das famílias que perderam seus entes queridos para a violência do trânsito.
Além dessa dura realidade, são veiculadas também as iniciativas valorosas daqueles que sobreviveram aos acidentes e encontraram nesta causa nobre uma forma de alertar aqueles que não imaginam que o trânsito possa interromper o curso normal  de suas vidas. Veja a seguir a reportagem que deu início da Campanha.


   

segunda-feira, 26 de março de 2012

Curso de Multiplicadores de Educação para o Trânsito - Inscrições Abertas



Estão abertas as inscrições para um novo Curso de Multiplicadores pelo Trânsito Seguro, realizado pela Coordenação de Educação para o Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). As inscrições, gratuitas, para o total de 100 vagas, nos turnos da manhã e tarde e com quatro horas cada aula, podem ser realizadas pelo site da EPTC (www.eptc.com.br). Mais informações pelos fones 32894486 /4487.
A coordenadora da Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC, Léa Ferrão, explica os objetivos do curso: “Assim como os cursos já realizados, o objetivo é treinar professores, líderes comunitários e pessoas em geral para desenvolver ações para uma circulação consciente na cidade, envolvendo motoristas e pedestres, com mais cordialidade nas relações do trânsito, com menos riscos de acidentes”.

terça-feira, 13 de março de 2012

1° PASSEIO MOTO MULHER

Agentes de educação para o trânsito da EPTC estiveram presentes na programação do 1º Passeio Moto Mulher, que aconteceu no domingo, 11, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8/3). O encontro, organizado pelo Sindimoto, teve sua concentração na rua Mostardeiro, junto ao Parcão, às 8h30, com deslocamento até a Usina do Gasômetro, onde os agentes distribuíram cartilhas e chaveiros personalizados aos participantes e ao público em geral.

As cartilhas são basicamente direcionadas para motociclistas, lembrando sobre as responsabilidades dos condutores no trânsito, incluindo os caronas, lugar ocupado, em grande parte, pelas mulheres, igualmente expostas a riscos em casos de acidentes. Dá dicas sobre a condução adequada nas vias, utilização correta dos equipamentos, atenção em relação aos pedestres, entre outras informações.

O evento contou com a participação de outros parceiros que também estão em constate luta por um trânsito mais seguro, DETRAN, FAMURS, AMO - Associação dos Motociclistas do RS, entre outros.














segunda-feira, 12 de março de 2012

Valeu Azul!

Um e-mail enviados para nós e que merece ser compartilhado com todos! A equipe de Educação juntamente com toda a fiscalização agradece o reconhecimento.
 
Pessoal,
Compartilhando.
Este, também é o meu sentimento, e de vários que pedalam conosco.
Valeu pessoal.
Abçs,
Daura Zardin

Vou postar aqui uma certa incongruência.
Talvez não seja entendido, talvez não concordem comigo, talvez eu não tenha razão.
Mas digo uma coisa, hoje cheguei em casa depois de participar da Massa Crítica, fui ver um comentário do meu amigo Fernando Pavão no forum Pedal, aqui:http://www.pedal.com.br/forum/massa-critica-quem-apoia_topic43747_post765912.html#765912
Comentei o relato dele com o que eu também vi no passeio:
Vi os ônibus se metendo no meio do passeio na Av. Júlio de Castilhos e sendo contidos pelos agentes da EPTC.
No passeio de dezembro vi dois ocupantes de um veículo saindo de um carro, um com barra de ferro e outro com corrente e serem contidos pelos agentes da EPTC.
Já vi motoristas, motoqueiros e taxistas tentado atrapalhar o passeio e sendo contidos pelos agentes da EPTC.
Vejo também que os passeios têm aumentado muito em público, muitas pessoas novas indo.
As pessoas que falo agora acham o Massa Crítica mais correto, pois como a EPTC acompanha as pessoas entendem que o passeio está dentro da Lei que não há abusos.
Agora está bem mais fácil convencer as pessoas a irem ao Massa Crítica, as pessoas não têm mais medo de conflito e sensação de estarem fazendo algo abusivo.
Eu pessoalmente não me importo tanto com isto, já ia antes da Eptc e vou seguir indo com ou sem eles.
Agora o que tenho a dizer aqui e que é um pouco incongruente é que alguns motoristas nos injuriam e se manifestam contra nós, o que respondemos para eles: "Mais Amor", "Obrigado por Esperar".
Isto é o que dizemos para pessoas que estão nos agredindo verbalmente e que talvez se pudessem estariam nos agredindo fisicamente.
Agora para os agentes que estão nos acompanhando e pedalando junto conosco, para estes que estão nos ajudando a controlar o trânsito em nosso entorno, até mesmo nos protegendo, o que dizemos?
Quando é um ciclista que pára o trânsito sempre dizemos: "Valeu Rolha!".
E quando um agente pára o trânsito para nós passarmos, alguém já agradeceu?
Eu sei que talvez muitos não concordam comigo, são contra os agentes por serem autoridades, representarem o Estado e a opressão.
Mas eu sinto que são pessoas que estão pedalando junto comigo, que estão assim como cada um de nós eles também colocando a roda da bicicleta na frente do para-choque dos carros.
Sei que muitos já fizeram manobras para enganar os azuis e tirar a massa do trajeto para dificultar o acompanhamento deles.
O que eles fizeram? Voltaram e seguiram acompanhando pacientemente.
Sinceramente, tenho me sentido constrangido nesta questão, a não manifestar a minha gratidão por gente que está junto comigo me ajudando, me sinto constrangido.
Estou com um grito trancado na minha garganta que gostaria de ter gritado no final do passeio:
VALEU AZUL!







segunda-feira, 5 de março de 2012

Artigo: Reflexão sobre o trânsito

Estamos compartilhando com todos um artigo interessante que foi publicado no jornal Zero Hora no dia 02/03. A professora Marilene Souza faz um ótima reflexão sobre o comportamento das pessoas, de um modo geral, no trânsito. Vale a pena ler, confira.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Semana Municipal de Combate à Violência no Trânsito

A Semana Municipal de Combate à Violência no Trânsito, que vai de 01 a 08 de março, soma-se às ações focadas no início do ano letivo na Capital, que estão programadas até 16 de março. Agentes de educação da EPTC promovem atos em vias de intenso fluxo e instituições de ensino da Capital, com esquetes teatrais e entrega de materiais educativos, buscando uma maior conscientização dos motoristas e pedetres da Capital. Leia mais.
 


                                         Foto: Ricardo Giusti/PMPA











                                         Foto: Ricardo Giusti/PMPA



                        Foto: Coordenação de Educação para o Trânsito









                                                                                                     Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Clube dos Jangadeiros - Teatro de Bonecos

No dia 28 de fevereiro de 2012 foi realizada atividade educativa no Clube dos Jangadeiros. Dando continuidade a parceria de trabalho e a convite da Srª Fabiana da Escola de Vela  do Clube dos Jangadeiros foi apresentada a peça de teatro de bonecos "Bi! Bi! Que Legal!  um Carrinho de Pedal".
O público presente ficou muito satisfeito e atento a história apresentada oportunizando mais uma vez  uma boa troca.