sábado, 30 de junho de 2012

Congresso Internacional de Trânsito



Com o tema “Ideias que Salvam Vidas”, o governo do Estado, por meio do Detran/RS, realiza de 17 a 19 de julho em Porto Alegre o Congresso Internacional de Trânsito. O evento, que marca os 15 anos do Detran gaúcho, reunirá no Centro de Convenções Barra Shopping Sul especialistas de diversos países para compartilhar experiências bem-sucedidas na redução de acidentes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo hotsite http://www.congressodetransito.rs.gov.br/. Participe!





quarta-feira, 27 de junho de 2012

Agentes da EPTC auxiliam parto na 24 de Outubro



26/06/2012 19:10:58

Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA


Os agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Heron Andrade e Airon Borges dos Santos auxiliaram na realização de um parto dentro de um veículo Palio, por volta das 15h desta terça-feira, 26, na avenida 24 de Outubro, esquina com a rua Mariante.

A mãe, Vera Lucia de Paula, 44 anos, entrou em trabalho de parto enquanto se deslocava de Canoas em direção ao Hospital Fêmina, em Porto Alegre. “A família pediu ajuda. Entramos em contato com o Samu via rádio e auxiliamos no parto. O mais difícil foi desenrolar o cordão umbilical. Depois, dei um tapinha nas costas do bebê e ele chorou. Foi uma grande emoção”, afirmou Borges dos Santos, que trabalha há 13 anos na empresa e nunca tinha vivenciado uma experiência como essa.

O bebê recebeu o nome de Vitor Gabriel, pesa três quilos e, assim como a mãe, passa bem, segundo informações do Hospital Fêmina. “Recebemos treinamentos e cursos de atendimento, mas partos são raros de acontecer. Volta e meia nos deparamos com mortes no trânsito, mas hoje tivemos a felicidade de presenciar a vida. Foi muito bonito”, disse o agente Andrade, há 14 anos na EPTC, que teve a missão de liberar o trânsito para que a mãe e o bebê chegassem rápido ao hospital.

A filha, Barbara de Paula, 25 anos, também ajudou. “O parto estava acontecendo em um momento que o tráfego era intenso. Estávamos dentro do carro, muito nervosos, e a EPTC colaborou bastante. Sem os agentes, teria sido muito difícil”, contou.

Nesta quarta-feira, 27, será agendada uma possível visita dos agentes à mãe e ao bebê, no hospital.
Texto de: Lucas Barroso

Edição de: Vanessa Oppelt Conte

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Campanha Conviver para Viver Melhor

Participamos do lançamento da campanha Conviver para viver melhor, que visa a um convívio mais harmônico entre ciclistas, motoristas e pedestres. Nesta oportunidade foi divulgado o início das obras da segunda fase da ciclovia da Av. Ipiranga, que corresponderá ao trecho da Av. Edvaldo Pereira Paiva até a Av. Érico Veríssimo. Distribuimos material educativo e orientamos o público que por ali passava. 

 

Palestra Nestlé

Nos dias 05 e 19 de junho fizemos palestras sobre Comportamento Seguro no Trânsito na empresa Nestlé.  Além destas palestras, ministramos curso de 4h no meses de abril e maio, o que demonstra a preocupação da empresa com a segurança de seus colaboradores. Parabéns aos organizadores pela iniciativa.



 





 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Blog da Equipe de Educação da EPTC

Que legal a postagem do pessoal do blog Vá de Bici, deêm uma conferida:

"A Equipe de Educação da EPTC, é formada por um pessoal bem legal, preocupado com a educação no trânsito. Um grupo de ciclistas já teve a oportunidade de trabalhar com alguns deles, na elaboração de um panfleto que em breve deve sair. A grande dificuldade da equipe é o número de trabalhos em relação ao número de pessoas, e todos sabemos como a educação é importante se quisermos mudar nossa realidade."

Nosso agradecimento a toda galera.

link do Blog Vá de Bici

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SENAI

Participamos mais uma vez da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho do SENAI. Foram em torno de 300 alunos que prestigiaram a palestra sobre Comportamento Seguro no Trânsito. Fomos muito bem recebidos pelos organizadores do evento, Sr. Engel e Sra. Elisângela, que  salientaram a importância de sempre manter a parceria conosco por considerar de extrema relevância o tema trânsito. Procuramos chamar a atenção para os cuidados gerais que devemos ter quando estivermos em circulação, focando principalmente no comportamento preventivo daqueles que utilizam a motocicleta. Parabéns ao SENAI pela iniciativa!

 






terça-feira, 19 de junho de 2012

Já sou uma Multiplicadora!!!

É muito gratificante ver o quanto as ações dos agentes de trânsito da EPTC dão resultado e são multiplicadas para outras pessoas de bem. Aqui está o depoimento de Fabiana Vieira em seu Blog "Babá de Luxo":

"Então o curso Capacitação para Multiplicadores de Educação para o Trânsito encerrou-se dia 11/06. Adorei participar, fiz novas amizades, adquiri novos conhecimentos, enfim, valeu muito a pena. Agradeço muito a Coordenação de Educação para Mobilidade da EPTC que não vai se livrar de mim tão cedo visto que tenho um outro projeto para realizar lá dentro."


Obrigado Fabiana Vieira, que este aprendizado possa lhe proporcionar excelentes oportunidades de salvas vidas no trânsito.

Confiram o blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Encerramento Curso Multiplicadores da Educação para o Trânsito

Dia 11 de junho encerramos mais uma edição do Curso de Multiplicadores de Educação para o Trânsito.
Os alunos apresentaram seus projetos e receberam os certificados. Foi um dia de festa e muita descontração, principalmente no momento em que foi apresentada a contação de história "Pela estrada afora, um conto de fadas diferente". Não podemos deixar de comentar sobre a homenagem que recebemos dos nossos alunos, é gratificante para nós receber esse retorno positivo, fica a sensação de dever cumprido. Que bom que vocês estão saindo do curso com uma nova perspectiva sobre o trânsito. Repassem, divulguem o que aprenderam, pois certamente, a longo prazo, colheremos os frutos desse trabalho de prevenção e segurança no trânsito.  Desejamos a vocês,  nossos queridos multiplicadores, muito sucesso na execução dos seus projetos, contem conosco para o que preciso! 

Coordenação de Educação para Mobilidade  



Turma Manhã




























Turma Tarde




 
 

 
 

sábado, 16 de junho de 2012

"Anjos Sobre Duas Rodas" - Mauro Saraiva Júnior

Reportagem "Anjos Sobre Duas Rodas" - Mauro Saraiva Júnior. Trabalho premiado no 4º Prêmio de Educação para o Trânsito da EPTC em 2011.
Veiculada no Programa Brasil na Madrugada II da Rádio Gaúcha, com apresentação de Rita Gastal, na edição do dia 30 de agosto de 2011.
Confira a reportagem no site: www.clicrbs.com.br/gaucha


terça-feira, 12 de junho de 2012

Grupo Conviver - Idosos - Ação Educativa

A convite do Grupo Conviver, da Igreja São João, por intermédio de sua coordenadora Vera Stoll e da Srª Arilceia, a Coordenação de Educação para a Mobilidade participou nesta quarta-feira, dia 06 de junho,  do encontro com o Grupo de Idosos.
Para a ocasião foi apresentada uma palestra sobre comportamento seguro no trânsito. A receptividade do público foi muito favorável e a troca possibilitou  vários questionamentos sobre o transitar do público específico. 
Parabéns a todos que com muita atenção e interação participaram desta atividade.
                                      
"Ser grande, é abraçar uma grande causa."

                  William Shakespeare






sexta-feira, 8 de junho de 2012

29ª Maratona Internacional de Porto Alegre

No dia 03 de junho aconteceu a 29ª Maratona Internacional de Porto Alegre que foi um grande espetáculo, principalmente pela mobilização e participação do público e dos atletas amadores e profissionais de diversos lugares do país, do Uruguai e do Quenia. A largada e a chegada foi no Jockey Clube, ao lado do BarraShopping, na Zona Sul da cidade. Nesse espaço se encontrava diversos segmentos da sociedade prestigiando o evento, entre eles o setor de Educação da EPTC.

O prefeito José Fortunati após a realização da Maratona elogiou o trabalho de toda a equipe envolvida, que segue:


                       "Tenho imensa satisfação, junto com o secretário Vanderlei Cappellari, de cumprimentar todos os agentes de fiscalização de trânsito e de transporte da EPTC, e demais funcionários envolvidos com a realização da 29ª Maratona de Porto Alegre, pelo êxito absoluto do evento deste último final de semana..


                       Sei, perfeitamente, que uma competição como esta, pela grandeza que representa, inclusive nacionalmente, atingindo a circulação de muitos bairros da nossa cidade, com a necessidade da programação antecipada e execução de centenas de desvios, bloqueios e atendimentos à população, exige total envolvimento, para que o resultado seja positivo, com o menor número possível de conflitos.


                       E deu tudo certo. Foi um show de competência, reconhecido pela imprensa, participantes e pela população em geral.


                        Parabéns pelo excelente trabalho, muito obrigado pelo empenho e dedicação. Porto Alegre agradece."




Um abraço.


José Fortunati
Prefeito