terça-feira, 30 de outubro de 2012

Hospital de Clínicas - SIPAT

    O Hospital de Clínicas de Porto Alegre realizou sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT e contou com a presença da EPTC. No dia 24 de outubro, a Coordenação de Educação para Mobilidade foi convidada pela Srª Michele S. Savaris, responsável pela ação na empresa, e realizou palestra de comportamento seguro no trânsito.
Houve uma boa troca entre todos os participantes

Criança na Avenida - Atividade Educativa


No domingo, 21 de Outubro, a Coordenação de Educação para Mobilidade da EPTC participou da 32ª Edição do Criança na Avenida, na Avenida Cristovão Colombo. 
Muitas atividades envolveram a criançada neste dia, onde além da diversão contaram com a distribuição de materiais educativos e a troca de informações prestadas pelos educadores da EPTC, alertando quanto aos cuidados necessários em nossos deslocamentos no espaço público.








"Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar."
                                                             Rubem Alves






Motor Mac - SIPAT

   A Empresa Motor Mac realizou no mês de outubro sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT. A Srª Melissa, responsável pela ação na empresa solicitou a Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC e foi realizada,  no dia 17 de outubro, uma palestra sobre comportamento seguro.
Parabéns a todos os envolvidos.

Professores Estaduais  -  Multiplicadores de Educação para o Trânsito - Conclusão do Curso. 

   Professores da Primeira Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, concluiram o Curso de Multiplicadores de Ações Sociais de Educação no Trânsito da EPTC.

   No dia 17 de outubro, os futuros multiplicadores concluiram os dois módulos finais do curso, com uma parte prática,  onde expuseram suas ideias de como trabalhar o tema. No turno da manhã foi ministrado o Módulo "Trânsito como Tema Transversal" e desenvolvida a parte prática. A tarde foi desenvolvido o Módulo "Evitando Traumas e Sequelas e Leis da Física".
   Muito  satisfeitos ficaram todos, educadores da Coordenadoria de Educação Mobilidade da EPTC, como também os professores da Primeira Coordenadoria regional de Educação. O empenho dos participantes nesta causa, que muito abala a todos nós e que tem como seu principal desencadeador o conviver em desarmonia entre as pessoas, carece do envolvimento maior da sociedade.


Parabéns a todos novos multiplicadores.









 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

EPTC na tela do cinema

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - SIPAT, do Shopping Total de Porto Alegre, contou com a participação dos Agentes de Educação para o Trânsito pertencentes a Coordenadoria de Educação para a Mobilidade da EPTC.

A Equipe teve a oportunidade de apresentar aos integrantes da Comissão, a palestra "Comportamento Seguro", e teve a sua disposição a projeção do material interativo na tela do Cinema Cinesystem do Shopping, onde podemos apresentar o material com altíssima resolução o que ficou muito legal, e todos curtiram muito os vídeos educativos apresentados.

Alem da palestra, a Equipe teve a oportunidade de fazer interação com o publico que frequentava o Shopping, onde eram atendidos no gazebo, recebendo orientações e materiais sobre questões de educação no trânsito.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A EPTC é TRI, ganhei meu dia

A afirmação " A EPTC é TRI, ganhei meu dia" foi um grande presente para a Equipe de Educação para o Trânsito que esteve presente na Central de vendas de passagens Tri, na rua Uruguai, Centro de Porto Alegre, por ocasião das comemorações do mês do idoso.

Os Agentes da Alegria, esquete teatral apresentado pelos agentes de trânsito, mandaram a mensagem de paz no trânsito, com cânticos adaptados a diversas situações da mobilidade,  intervenções divertidas, simulação de situações inusitadas, e ainda contamos com o personagem Mário, que é um gaúcho tosco que não entende a complexabilidade da modernidade, propondo alternativas rudimentares as diversas situações do cotidiano, tornando o trabalho educativo mais atrativo aos espectadores.

Muitos adesivos em formato de coração foram distribuídos  deixando todos contagiados, animados e mais conscientes de que toda atenção nas vias públicas é pouca, se comparada ao grande número de incidentes que ocorrem devido a uma simples distração de segundos.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

EPTC e Motociclistas em comunhão

No mesmo dia em que o Brasil homenageia sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, aqui na cidade de Porto Alegre acontece uma grande procissão de motociclistas, pois a Santa também é padroeira da categoria.

Todo dia 12 de outubro de cada ano, milhares de pessoas acordam cedo e preparam suas motos para participar da maior festividade sobre duas rodas da cidade, e num ato de coletividade saem as ruas imbuídos do espírito de pedir proteção a Santa, assim como confraternizar com grande maioria da categoria que se faz presente no evento.

Nem tudo é festa, pois alguns jovens aproveitam a oportunidade para usar suas máquinas para fazer malabarismos que consequentemente ocasionarão acidentes fatais como foi o caso neste ano. Este é o grande desafio que os agentes enfrentam no dia-a-dia, que é o de educar e quebrar o paradigma de que nada vai acontecer àqueles que usam indevidamente seus veículos, não dando a importância devida aos equipamentos de segurança e as normas de trânsito. Por isso muitas vezes é necessário impor a Lei, autuando os infratores, pois toda conscientização ainda é pouca frente a imprudência e a imperícia verificada dentro de um grande contingente como ocorreu nesta ocasião da procissão.

A EPTC acompanhou todas etapas do cortejo terrestre que sucedeu-se ao longo de várias ruas da cidade, e foi acompanhado por agentes que trabalharam desde a preparação das vias, acompanhando, sinalizando e até conduzindo a imagem da padroeira até a apoteose no Complexo Cultural Porto Seco. Diversas autoridades estiveram presentes no evento, onde destacamos a presença do Secretário Vanderlei Cappellari que acompanhou a imagem da padroeira no veículo da EPTC desde o inicio das atividades.




Milhares de crianças abraçam o Agente Azulito

O mascote da Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC, recebeu um caloroso e afetuoso abraço de milhares de crianças que se fizeram presentes no Ginásio de Esportes Tesourinha, na cidade de Porto Alegre, por ocasião das comemorações do Dia da Criança.

No dia 12 de outubro, a criançada foi até o Ginásio Osmar Fortes Barcellos, para participar do 8º Festeja Criança, organizado pelo SESOC - Serviço Social Cristão, sob a coordenação da Tia Jandira e Equipe, o qual proporcionou para a galera, uma tarde maravilhosa com centenas de atrações, distribuição de lanche, brindes e alegrias mil.

A Equipe conversou com a criançada, pais, amigos, e toda turma que foi prestigiar o evento, distribuindo materiais educativos e muitas dicas de como se comportar no trânsito.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Boa viagem portoalegrenses

Agentes de educação para o trânsito fizeram ação de conscientização na saída dos portoalegrenses na véspera do feriadão, entregando material no cruzamento da Avenida Paulo Gama, com a Avenida Osvaldo Aranha, próximo ao viaduto de saída da cidade.

Os condutores receberam material educativo, composto por sacolinhas para lixo, folders, e a atenção dos agentes que faziam alerta aos motoristas para ter cuidado ao dirigir nas estradas gaúchas.

O principal alerta é de que desejamos uma ótima viagem, e um retorno melhor ainda, com todos saudáveis, felizes e prontos para seguir com uma vida cheia de saúde. Então. Boa viagem a todos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Crianças aprendem sobre educação no trânsito brincando

Mesmo sendo um assunto muito sério, a Equipe de Educação para o trânsito da EPTC consegue driblar  a seriedade do assunto, propondo alternativas para atender os diversos públicos da sociedade, incluindo atividades lúdicas para as crianças.

A Escolinha da Vó Maria, no Alto Teresópolis, em Porto Alegre, recebeu a caravana dos Agentes da Alegria, que de uma forma muito alegre e divertida, apresentam os procedimentos seguros que os pequeninos, pais, professores e toda comunidade deve ter em relação ao trânsito.

Além da festa que as crianças fazem, muitos questionamentos surgem como dúvidas ao andar no passeio público, atravessar a faixa de segurança, e até sobre a condução dos veículos, pois tudo faz parte dos sonhos e expectativas de todos.

A certeza de que a ação é muito bem aceita por eles, é que mesmo a equipe encontrando-os depois de algum tempo, eles lembram de tudo que foi falado e dizem que cobram seus pais para que não cometam atos contra a sustentabilidade, tais como jogar papel no chão, passar sinal fechado ou descer do ônibus e atravessar a rua, o que gratifica muito o trabalho de todos.


EPTC salva vidas, salva o humor, salva o amor

Todos os anos em atividade alusiva ao dia das crianças, os Agentes da Alegria da EPTC levam um pouco de carinho e humor às crianças e adultos internados no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, onde os agentes  transformam-se em "Clown´s" fazendo uso de roupas e rostos coloridos, interagindo com as crianças, tocando musicas, brincando de teatro com o uso de adereços tais como plaquinhas, bolas, marionetes e bonecos da contação de histórias, que foram usados com muita criatividade e presença de espirito.

Apesar da vulnerabilidade em que se encontram os pacientes internados e do clima tenso do local, os agentes imbuídos de muita força de espírito enfrentam o desafio de levar um pouco de conforto a quem sofreu traumas sempre abordando a temática do trânsito seguro.


A EPTC também aderiu ao OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

A Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho, da EPTC, e parceria com a Golden Cross, estará realizando no próximo dia 19 de outubro, palestra com a Dra. Ana Paula Muller, da Clínica Oncotrata, que estará abordando o tema "Prevenção do câncer de Mama", promovendo a adesão da empresa a este movimento mundial de luta contra esta doença que mata cerca de 11 mil mulheres por ano somente no Brasil.

"Essa é uma campanha para homens e mulheres, pois é de responsabilidade de todos a multiplicação dessas informações, seja para mães, esposas, namoradas, filhas, irmãs ou amigas", afirma Fernanda Busato Bechelin, Coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho da EPTC.

Todos funcionários estão convocados a participar desta iniciativa importantíssima para saúde do coletivo de pessoas que circulam no seu cotidiano. Participe você também, desenvolva alguma atividade sobre o tema onde você convive, e vamos combater está doença que assola mulheres em todos os lares do mundo.

fontes: Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho e www.outubrorosa.org.br

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Como governo e sociedade podem, juntos, promover a paz no trânsito?


O Secretário Vanderlei Capellari, e a Coordenadora de Educação para a Mobilidade da EPTC, participaram do evento de lançamento da Consulta Pública sobre Segurança no Trânsito, promovido pelo Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

O público tem a oportunidade de votar nas ações que considera prioridade para resolver problemas e tornar o trânsito mais seguro, mais humano e que respeite todos os cidadãos. As dez ações mais votadas serão prioridade do Governo do Estado do Rio Grande do Sul nos próximos dois anos.

O lançamento foi transmitido ao vivo pelo site do Gabinete Digital e conduzido em um formato diferenciado, com invervenções do público comentadas pelo governador Tarso Genro, o vice-governador Beto Grill e o diretor-presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos.

A consulta vai submeter à avaliação pública, por meio da votação online no Gabinete Digital, o Plano Estadual de Segurança no Trânsito, que estabelece as políticas para atingir, até 2020, a meta da ONU de redução dos índices de mortalidade em acidentes. Ao término do processo de votação, previsto para o dia 9 de novembro, 10 propostas serão priorizadas para os pŕoximos dois anos.

Além do acesso direto em computadores, tablets ou smartphones, duas vans conectadas à internet vão circular por espaços públicos da capital, Região Metropolitana e interior para multiplicar o alcance do debate e levar a consulta aos cidadãos de todo o estado. A expectativa é superar os números obtidos em 2011, quando mais de 120 mil votos resultaram na definição de 50 prioridades para a Secretaria de Saúde.  A consulta é promovida em parceria pelo Detran RS, o Gabinete do Vice-governador Beto Grill e o Gabinete Digital.

Escola Estadual Borguesi entra no clima da Educação para o Trânsito

Com o tema: EPTC, o que é? e o que faz? Os alunos da Escola Estadual Borguesi na zona sul de Porto Alegre, receberam a Equipe de Educação para o Trânsito para um bate papo descontraído, onde foi debatido o assunto de cidadania, ética, responsabilidade e educação para o trânsito.

A Equipe apresentou ludicamente a palestra que aborda diversos temas interdiciplinares sobre como proceder com segurança em relação ao trânsito e na vida, disponibilizando equipamentos que foram usados para fazer simulações de travessia de pedestres na faixa de segurança, conhecer os sinais, e ainda como ter responsabilidade ao usar a bicicletra, ao embarcar no transporte escolar, skate, etc.

Vários questionamentos surgiram da galerinha que estava curiosa para saber sobre as idades adequadas para sentar no banco da frente e no banco de trás, cinto de segurança em veículo particular e público, e mais uma série de dúvidas próprias da idade.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Professores estaduais multiplicando ações de educação no trânsito

Professores da primeira Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, estão participando do curso de multiplicadores de ações sociais de educação no trânsito da EPTC.

Os futuros multiplicadores conheceram os módulos "Conhecendo a Educação", "Acessibilidade", e a Palestra "Uma visão social histórica" assistindo vídeos como "A Invenção da Roda", interagindo e participando de atividades práticas, vivenciando situações como se fossem PPD´s acessando ônibus como cadeirantes ou deficientes visuais. A prática contou com ônibus equipado com elevador cedido pela Companhia Carris, com cadeira de rodas e vendas para os olhos, em que foram feitas simulações dos aprendizes sendo conduzidos como se fossem portadores de necessidades especiais.

Durante a palestra houve também a intervenção do esquete teatral "Mário", apresentado pelos próprios agentes de trânsito, em que o personagem é um gaúcho tosco que propõe soluções para questões do trânsito, tais como deixar todos os carros em casa, não saindo nenhum para rua, e ainda quando questionado sobre o que será feito com os atual espaço usado pelos veículos, responde que será a solução para fome no mundo, pois será tudo usado para plantar alimentos.

O público vibrou com a participação no evento, dando excelente retorno em suas ponderações finais, tanto verbalmente quanto nas avaliações escritas do módulo.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Indústria de alimentos Uniagro adere as palestras de SIPAT da EPTC

A Indústria de Produtos alimentícios Uniagro, recebeu a visita dos agentes de trânsito da EPTC que palestraram na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - SIPAT, apresentando módulos que abordam diversas temáticas de educação para o trânsito.

Estas palestras tem duração de aproximadamente uma hora, e servem alem de desmistificar a visão social de que agentes servem somente como multadores, tanto que é apresentado em números que a média diária de multas de um agente é de uma por dia, e se qualquer cidadão parar cinco minutos em qualquer avenida de grande circulação irá verificar dezenas de infrações no trânsito, como mostrado nos vídeos e nas estatísticas mostradas ao público, também para mostrar condutas adequadas no dia-a-dia de cada cidadão, seja ele pedestre, ciclista ou condutor de veículos.